A prova de atualidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobra a compreensão e a interpretação dos principais fatos que aconteceram no Brasil e no mundo no primeiro semestre do ano. No teste que será aplicado no dia 6 de novembro, os estudantes podem encontrar questões relacionadas a varios temas- o vazamento de petróleo no Golfo do México nos Estados Unidos, o programa nuclear iraniano, a copa do mundo na África do Sul.
Outros temas:
-
Milhares de pessoas ficaram desabrigadas no Haiti após o terremoto -
Amorim, Lula, Ahmadinejad e autoridades turcas comemoram assinatura de acordo sobre a questão nuclear. Posição diplomática brasileira pode ser tema na prova do Enem -
O desmatamento na Amazônia caiu 58% em junho deste ano em relação ao mesmo mês de 2009 -
Terremoto de 8,8 graus de magnitude causou tsunami no Chile em fevereiro deste ano -
Estragos causados pelas chuvas às margens do rio Mundaú, em União do Palmares, na Zona da Mata de Alagoas -
Dissidente cubano Fabio Prieto é abraçado ao chegar a hotel em Madrid, Espanha. País recebeu presos políticos cubanos
O Enem sofreu mudanças nos últimos anos, mas continua com características bem próprias, adotando um perfil relativamente simples, contemplando temas de atualidades, exigindo do candidato compreensão de causas e efeitos, relacionados aos assuntos pertinentes ao programa de Geografia (Ciências Humanas e suas Tecnologias). Alguns assuntos devem ser associados às questões políticas- a posição do Brasil no programa nuclear iraniano, terremotos no Hait, evidenciando a causa humanitária, como as desigualdades sociais.
* Veja os temas que poderão cair no Enem:
a) terremotos no Hait e Chile- placas tectônicas;
b) Copa do Mundo na África do Sul- desigualdades sociais, o Apartheid, a questão econômica;
c) o vazamento de petróleo no Golfo do México nos EUA- problemas ambientais, o petróleo como principal fonte de energia e matérias-primas;
d) a construção da usina de energia hidrelétrica de Belo Monte- questão ambiental (desmatamento e impactos ambientais);
e) a mudança dos royalties e do pré-sal- política, economia;
f) o desmatamento da Amazônia- mudanças climáticas;
g) as catástrofes ambientais em Angra dos Reis, Paraty, Alagoas e Pernambuco – que envolvem mudanças climáticas e também a ocupação humana desordenada, sem planejamento ambiental;
h) violência urbana e combate ao narcotráfico- questões sociais, políticas públicas;
i) El Niño
j) Enriquecimento de urânio no Irã
l) Fusões de empresas
m) Presos políticos de Cuba libertados
o) Questão palestina (assentamentos israelenses e tentativas de acordos de paz)
É imprescindível que o candidato leia diariamente jornais, revistas, sites, buscando se atualizar, e desenvolvendo um olhar crítico, associando os temas da Geografia, abolindo a memorização (decoreba). Enfim, se atualizar, situar, associar e interpretar.
Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida, entrem em contato, ajudarei sempre que possível.
Ps.: faça um planejamento de estudo, além de estudar, descanse, alimente-se bem (corretamente, saudável), faça exercícios físicos regularmente, tenha horas de lazer.
Abração,
Leandro Tavares.
(Professor de Geografia do curso Pré Vest- IFF)
Muito Obrigada professor pela lista! Estou pesquisando cada item profundamente.Um abraço da sua Aluna Larissa(pró cefet,tuma O).
ResponderExcluirBrigadão professor pelas dicas , só você pra ajudar seus alunos com listas assim , por isso vou me aporfundar bem mais . brigadão mesmo seu aluno Matheus Mendes (pró cefet turma O)
ResponderExcluir