Entrevista com Pr. Silas no Jornal O Dia
08/10/2010
Grupos gays protestam contra Índio da Costa, vice do candidato à presidência da República José Serra, que não se manifestou a favor ao PL 122, projeto de lei que criminaliza os que são contra a prática homossexual. A notícia foi publicada no jornal O Dia nesta sexta-feira, que também entrevistou o pastor Silas Malafaia para falar sobre sua posição diante da questão: "Não sou a favor da violência contra homossexuais, mas sou contra criminalizar quem é contra a prática homossexual. Eles se dizem discriminados, mas são o grupo mais intolerante da modernidade porque não suportam críticas", declarou o pastor
Confira na íntegra a reportagem dos jornalistas Celso Oliveira e Paula Sarapu:
"GAYS PROTESTAM CONTRA VICE DE SERRA E HOMOFOBIA
Rio - A afirmação de que José Serra (PSDB), se eleito presidente, vai vetar o projeto de lei que transforma em crime a discriminação a homossexuais, feita por seu vice, Indio da Costa (PSDB), causou revolta entre militantes do movimento gay de todo o País.
Indignados, os principais grupos de apoio a homossexuais do Rio se reúnem hoje para definir uma posição com relação ao candidato. Entidades nacionais serão consultadas para uma decisão conjunta e, na próxima terça-feira, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) também discute a possibilidade de fazer uma manifestação antes das eleições, de exigir a assinatura de um termo de compromisso ou divulgar carta de apoio à Dilma Rousseff (PT).
Como a coluna Informe do Dia mostrou ontem, Indio da Costa disse que ele e Serra atendem a um pedido de evangélicos. Segundo ele, o projeto de lei 122/2006 atenta contra a liberdade de expressão ao punir com prisão manifestações consideradas homofóbicas. Ontem, o pastor Silas Malafaia, da Associação Vitória em Cristo, admitiu que foi ele quem conversou com Indio, embora o candidato tenha divulgado ontem na internet que O DIA deturpou sua declaração. À noite, porém, Indio confirmou à Revista Veja sua posição.
“É uma lei esdrúxula, vergonhosa. Não é ser contra o direito dos homossexuais, é ser contra criminalizar quem é contra a prática homossexual”, disse o pastor Malafaia.
Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e membro do Conselho Nacional de Combate à Discriminação da Presidência, Cláudio Nascimento classificou a decisão como conservadora e reacionária. “A lei é importante para a demarcação dos direitos dos homossexuais, nada diferente da proteção contra o racismo e a intolerância religiosa”.
Para o presidente da ABGLT, Toni Reis, há um mal entendido na interpretação da lei. “Respeitamos as crenças religiosas. O que não pode é fazer apologia à violência. E quem assume a presidência deve cumprir a Constituição e garantir que ninguém seja discriminado”.
Ativista e deputado estadual eleito, o ex-BBB Jean Wyllys também criticou a decisão da chapa de Serra. “Acho lamentável que os dois façam concessão a grupos fundamentalistas cristãos, em vez de garantir os direitos das minorias”.
Indio reafirma ser contra o projeto em entrevista a site
Apesar de ter criticado a manchete de ontem de O DIA — ‘Vice diz que Serra vai ser contra direitos dos gays’ —, à noite, Indio da Costa voltou a falar com um jornalista sobre o projeto e reafirmou sua posição em entrevista ao site da revista Veja, que foi ao ar às 20h50.
“Não somos contra os direitos dos homossexuais, mas não somos a favor que se criminalize, como propõe o PL 122, as pessoas que têm opinião contrária a essa prática”, afirmou Indio, que, na quarta-feira, ao lado da mulher de José Serra, Mônica Serra, participou de encontro com lideranças evangélicas. Na pauta, entre vários temas, discutiu-se a polêmica em torno do projeto e os evangélicos voltaram a pedir a ele que ajude a impedir a criminalização da homofobia no País.
Na mesma entrevista, Indio da Costa afirma que o texto da petista Iara Bernardi contém excessos e, caso seja aprovado, “haverá liberdade de expressão só para os gays”.
Candidato é polêmico e já foi alvo de CPI
Não é a primeira vez que o vice de Serra chama atenção por declarações e atitudes polêmicas ou ideias mirabolantes. Na campanha do 1º turno, por exemplo, Indio da Costa acusou o PT de ter ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Em julho, o candidato disse que mais de um milhão e meio de pessoas já haviam acessado documentos postados por ele em seu Twitter que comprovariam o envolvimento do partido do presidente Lula com os narcoguerrilheiros. “É papo furado essa conversinha de que não pode falar mal do PT”, afirmou. O partido recorreu à Justiça por conta das declarações.
Em 2005, Indio, então secretário municipal de Administração, foi alvo da CPI da Merenda, instalada na Câmara de Vereadores após reportagens de O DIA. O relatório final concluiu que a licitação causou prejuízo aos cofres públicos, mas a investigação foi arquivada pelo Ministério Público.
O candidato ainda responde na Justiça a processo movido por taxista que o acusa de causar acidente de carro na Barra, em 2003. O motorista ficou com sequelas.
Em 1997, o então vereador Indio da Costa quis proibir com um projeto de lei a prática de dar esmolas a mendigos. Propunha até mesmo o recolhimento a albergue de quem fosse flagrado, mas o projeto foi rejeitado por seus pares.
SILAS MALAFAIA : "ELES SÃO O GRUPO MAIS INTOLERANTE”
O pastor evangélico Silas Malafaia se declara uma barreira para os homossexuais. Admitiu que ligou para o vice de Serra, Índio da Costa, pedindo apoio para “não aprovar esse absurdo”.
1. O que o senhor pensa sobre o PL 122?
— Não sou a favor da violência contra homossexuais, mas sou contra criminalizar quem é contra a prática homossexual. Eles se dizem discriminados, mas são o grupo mais intolerante da modernidade porque não suportam críticas. Se meu filho tiver babá homossexual, quero poder demiti-la porque não quero que ele tenha esta orientação. Se homossexuais se beijarem no pátio da minha igreja, quero pedir para que saiam. E não quero ser punido com 3 a 5 anos de prisão.
2. Por que a iniciativa de pedir apoio a Serra?
— Não quero que meu presidente seja contra nenhum grupo, mas tenho que me posicionar. Disse a Serra que teria segundo turno e que a comunidade evangélica estava atenta às questões do aborto e do PL 122.
3. Qual a real mensagem no outdoor que espalhou pela cidade?
— A carapuça serviu? Eles não são a favor da família? Não são a favor da preservação da espécie humana? Não são macho e fêmea? São o que, andrógenos? É uma mensagem e cada um interpreta como quiser.
Autora: “Serra devia se posicionar”
Autora do projeto de lei 122, aprovado por unanimidade na Câmara e à espera de votação no Senado, a deputada federal Iara Bernardi, do PT de São Paulo, cobrou um pronunciamento público de José Serra sobre o tema.
“Ele é que deveria falar, se posicionar, e não colocar o seu vice para falar por ele, como se fosse um ventríloquo. Essa é mais uma bobagem que o Índio da Costa diz. Ele só fez isso nessa campanha”, criticou.
Segundo Iara, muitas mentiras sobre o projeto foram espalhadas na internet para difamá-lo e prejudicar sua tramitação no Senado. Mas ela está confiante na aprovação.
“Dizem que obriga igrejas a fazer casamento gay, mas não tem nada disso. Muitos senadores progressistas foram eleitos agora, tenho certeza que vão colocar o projeto de novo na pauta”, concluiu."
Link da reportagem: http://odia.terra.com.br/portal/brasil/eleicoes2010/html/2010/10/gays_protestam_contra_vice_de_serra_e_homofobia_115594.html
Sobre essa e outras questões costumo conversar com meus alunos e colocando que a aproximação de religiões de qualquer denominação é complicada e prefiro que não tenha, já avançamos nesse sentido, criando o Estado laico no século XIX; voltar a ser um governo aliado ao clero é retroceder à história. Porém, a Lei PL 122 é totalmente arbitrária, uma vez que independentemente da posição favorável ou não ao homossexualismo, não se pode obrigar alguém ou uma instituição aceitar um ato que fira os seus princípios. É como se diz hoje, cada um no seu quadrado. Ao mesmo tempo, faz parte da transição democrática discutir questões sobre liberdade, dentre outros temas polêmicos. Parece que o Brasil vive uma realidade semelhante a de um cão que ficava preso durante muito tempo e agora se depara com uma nova situação: de poder definir que caminho tomar...
Leandro Tavares.
Como o pr. Silas Malafaia disse: "se eu contratar uma babá para tomar conta de meu filho e descobrir que o mesmo é Homossexual, demitindo-o isso me enquadra na lei, podendo ter de 3 a 5 anos de prisão, simplesmemnte por não querer que meu filho seja orientado por tal" é brincadeira né !!!
ResponderExcluirEles estão debaixo da lei, assim como qualquer cidadão. O que quero dizer com isso? Se alguém for vítima de agreção, será processado por tal ato. QUALQUER CIDADÃO.
Esta lei é para impedir que qualquer pessoa tenha o direito de expressar sua opnião contrária ao ato homossexual.
Alexandre Amorim
eu, acho uma vergonha tomara que não seja aprovada essa lei maldita mas se for se eu, fosse pr. não casaria nen um siquer preferia hi preso a casa um gay sou jovem de caraté e naõ abro mão dos meus principio moras do meus pais e avos
ResponderExcluirSTELLA CONQUISTA-BA
ResponderExcluirEsse autor dessa lei e todos que são favoráveis,devem ser um bando de loucos,de retardados,por causa de uma menoria de doentes mentais (LGBT),não estão levando em conta milhões de famílias espalhadas no Brasil inteiro e que a grande maioria nem sequer sabe desse projeto,e dos riscos e danos que ele vai trazer à sociedade, que não aceitam o que eles estão impondo.Isso é uma vergonha. O PT ao invés de criar essa lei, deveriam construir clínicas especializadas com médicos, psiquiátras,psicologos pra tratar desse monte de sem o que fazer e chamar pastores para expulsar os espíritos de POMBA GIRA que eles possuem, para eles que fossem libertos e terem uma vida como Deus planejou para todos.O Pr Silas Malafaia fará isso muito bem e com unção e porder no nome de Jesus.Eles querem ser diferentes assumam as consequências,ninguém deve ser obrigado a concordar com aquilo que não acha corretoe e que não condiz com seus princípios e que na verdade diante do nosso Deus criador dos céus e da terra não é correto.DEus ama a todos eles e nós também amamos, porém não concordamos com o que eles estão pleiteando.Eu sujiro ao criador dessa lei PL/122 que também uma crie uma lei para que todo governante (Presidente,governador,prefeito) fosse preso sem direito a habeas corpus por 5 anos no mínimo,aquele que deixasse uma criança passando fome ou que fosse morta por falta de atendimento médico, como acontece todos os dias,em todo o Brasil."ACHO QUE IAM MUITOS PRA CADEIA."Isso sim é que eles deveriam estar preocupados acabar com a fome e o descaso com os menos favorecidos.Essa conversa desse PT (Partido de Tranbiqueiros)"poderiam acrescentar a letra C na sigla do partido" PTC (PARTIDO DOS TRAMBIQUEIROS COMPROVADOS)de que acabou com a fome é uma mentira do diabo proferida pela boca deles,passar fome não é apenas ficar sem comer,é na alimentação não ter os nutrientes nescessários para o desenvolvimento físico e mental.A criança precisa de boa alimentação no mínimo até os primeiros 5 anos,e isso a gente sabe que não acontece.As crianças chegam a adolescência com dificuldade de aprendizagem.Muitos terminam o segundo grau ANALFABETOS,isso mesmo,mal sabem ler e escrever,conhecimento que é bom não tem.
VAMOS MUDAR ESSA HISTÓRIA,E DÁ MAIS UM VOTO DE CONFIANÇA A SERRA,QUE TODOS VEEM E SABEM INCLUSIVE O PT E A TURMA DELES QUE SERRA É O MELHOR.E vamos pedir a Deus para que ele faça um bom governo,melhorando a saú de e educação deste povo do nosso BRASIL....GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA.
VOTEM 45 SERRA PRESIDENTE.
Legal, continuem postando comentários, pois este espaço é democrático, aberto a todos, mas sempre com respeito, ética e educação! Qualquer um que queira colocar suas ideias, ferindo esses princípios, será excluído das postagens!
ResponderExcluirObrigado a todos!
Gente nós vivemos em uma democracia! Todos tem o direito de pensar o que quiserem! Não tenho nada quantos os homossexuais, porém eles não estão sabendo como usar os seus direitos! Eles são livres pra fazer o que quiserem (não estamos na ditadura), mas a partir do momento que eu discordar de um homessexual vou estar inferindo a lei?! Então teremos que criar uma lei que defenda os heterossexuais, porque se os homossexuais discordarem deles também deveriam ser presos! não acham?! Agressões e desrespeitos contra homossexuais ou qualquer pessoas deve ser sim punidas! Agora gente vamos ter bom senso!se eu não posso escrever ou falar o que eu penso, eu não sou livre... vamos ter censura?! Como disse o nosso querido Voltaire "Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até o fim o direito de você dizê-lo" Gente é Democracia das duas partes! Por isso sou contra essa Lei porque para mim impedi a liberdade de expressão e sobre tudo a democracia.
ResponderExcluirA lei já foi revisada e está, mais uma vez, esperando aprovação nas comissões do Senado. Os supostos "excessos" foram rigorosamente retirados da mesma, que está o mais próximo possível de outras leis já existentes, como a do racismo.
ResponderExcluirAcho que o direito de expressão deva ser inviolável, porém você não pode proferir palavras que ofendam, não pode dizer que homossexualidade é doença se Organização Mundial da Saúde diz que não é desde os anos 70. Isso deve ser crime sim.
Os heteros não precisam lutar pelo "orgulho hetero", afinal não tem pessoas sendo caçadas e mortas pelo simples fato de serem heterossexuais, já os gays são perseguidos e ceifados há dácadas nesses país dito democrático. Direitos do heteros, brancos, homens, adultos... O que é isso? Essas pessoas já tem seus direitos mais que garantidos, aliás, são essas pessoas que constroes o direito.
Citações de Voltaire são sempre bem-vindas, mas não estamos no sec XVIII, se tivéssemos, Larissa, você ainda não poderia nem votar e discutir de política com outros homens. Direitos civis para homossexuais não podem esperar. Esse é um dos segmentos sociais mais marginalizados. Urgência.
ResponderExcluir