quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sorria! Você está sendo manipulado!


Manual prático da manipulação da mídia


Encontrei no YouTube um pequeno vídeo elaborado por um grupo de alunos de uma escola pública sobre a mídia e achei a ideia o máximo. Admirei o trabalho deles, que ao contrário de muitos (inclusive os meus!), poderiam utilizar recursos como uma câmera e a internet a fim de expressar sua criatividade, gastam horas e horas em sites cheios de besteirol que não leva a lugar algum.

Vamos ao vídeo; fala sobre o controle da mídia, como que ela através de mecanismos como a edição, constrói a famigerada "opinião pública". Brilhante! De forma simples, conseguem entender o que muitos alunos de publicidade sentem dificuldade de captar, e ainda de forma crítica!

Não existe receita de bolo para desenvolver sua capacidade crítica, mas sempre que possível, insisto em abrir caminhos para o desenvolvimento de novas ideias, flexibilizando minhas opiniões e questionando conceitos. Sugiro algumas técnicas que utilizo no meu cotidiano.
Quer ser realmente "livre"?
a) busque ler muito, principalmente buscando fontes diferentes de informação;
b) procure pensar sobre aquilo que se lê e se vê nas mais diversas fontes de informação;
c) desconfie das propagandas que tentam empurrar alguma ideia: compre, compre, compre...;
d) abra espaço no seu "computador cabeludo" para informações diferentes do seu dia a dia, procurando diversificar áreas de conhecimento;
e) converse com pessoas diferentes e inteligentes, estimulando sempre sua capacidade de raciocínio.

Leandro Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário