sexta-feira, 1 de maio de 2009

Professor, se eu comer carne de porco posso contrair a gripe suína?

Depois do primeiro caso notificado da gripe suína, a mídia todos os dias nos metralha com informações e números de mais e mais casos de contaminação. Meus alunos não param de perguntar sobre o acontecimento e aparecem novas dúvidas. A fim de tentar respondê las, busquei algumas informações:

Um novo surto de gripe a infectar humanos no México e nos Estados Unidos pode ter matado mais de 100 pessoas no território mexicano, disseram nesta segunda-feira autoridades médicas internacionais.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) analisou amostras do vírus H1N1 de alguns pacientes norte-americanos, que já se recuperaram, e disse se tratar de uma mistura jamais vista entre vírus que atacam suínos, aves e humanos.

Veja abaixo alguns fatos do CDC sobre como a gripe suína se espalha entre humanos:

* O vírus da gripe suína tipicamente afeta porcos, não humanos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contato com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.
* Porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados.
* Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos. A transmissão entre humanos é mais difícil do que em uma gripe convencional.
* Os sintomas da gripe suína em humanos são similares àqueles da gripe convencional -- febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo. Este novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.
* Vacinas estão disponíveis aos porcos para a prevenção da gripe suína. Não há vacina para humanos, embora o CDC esteja formulando uma. A vacina contra a gripe convencional pode ajudar a prover proteção parcial contra o vírus suíno H3N2, mas não contra o H1N1, como o que está circulando agora.
* Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína, assim como outros vírus e bactérias.
Reuters

Repondendo a pergunta do título. Não, a gripe suína não pode ser transmitida através da ingestão de sua carne, se preparada de forma adequada.
Embora a OMS (Organização Mundial de Saúde) tenha aumentado o índice de cuidados e alerta acerca da importação de alimentos provenientes de países de risco (em desenvolvimento). É claro que isso implica outros interesses, sobretudo econômico.

Leandro Tavares

quarta-feira, 29 de abril de 2009

BOA NOTÍCIA PARA OS DIABÉTICOS

DIZEM QUE MAIS DE EXERCER UMA FUNÇÃO ESTÉTICA, A TATUAGEM MOSTRA QUEM É SEU DONO. NO QUE DEPENDER DOS CIENTISTAS DO LABORATÓRIO DRAPER, EM CAMBRIDGE, NOS ESTADOS UNIDOS, ELA TAMBÉM REVELARÁ COMO ANDA A SAÚDE DO TATUADO.ELES ESTÃO DESENVOLVENDO NANOSENSORES COM PIGMENTOS QUE SÃO INJETADOS NA PELE. QUANDO O NÍVEL DE GLICOSE FICA ALTO, A TINTA FICA AMARELA, SE ESTIVER MUITO BAIXO, MUDA PARA A COR PÚRPURA. PARA OS DIABÉTICOS, QUE PRECISAM MONITORAR OS ÍNDICES GLICÊMICOS PERIODICAMENTE, EIS UMA ESPERANÇA PARA O FIM DOS TESTES DOLOROSOS.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Quem são os culpados pela gripe suína???


Quando era criança ouvia histórias de que animal dentro de casa poderia trazer problemas de saúde para a família. Na escola, porém, aprendi que a convivência entre animais domésticos e o homem era totalmente positiva, principalmente para o desenvolvimento de anticorpos.
Nos últimos anos, vimos o aparecimento de várias gripes originárias de animais─ aves, vacas, e agora de porcos. Vem─ me logo a pergunta: de quem é a culpa?
Não quero aqui desenvolver nenhuma tese de mestrado ou doutorado, em levantar questionamentos e teses a respeito do tema, mas sim abrir uma reflexão sobre o assunto. O homem modifica geneticamente plantas e animais para que sirvam como alimentos, mas principalmente de forma quase que instantânea, desenvolvem─se rapidamente, voltados exclusivamente para o lucro de empresas capitalistas. Resta─nos perguntar se há algum tipo de critério em avaliar tais resultados como benéficos ou não a saúde da humanidade. Será que tudo, eu disse tudo, tem que possuir um fundo lucrativo, capitalista? Quando é que o homem vai parar para analisar tais questões?
Enquanto isso, pobres mortais, habitantes de uma nação, Estado, mercado, país em desenvolvimento (ou subdesenvolvido?) vamos tolerar que alimentos transgênicos, carnes modificadas geneticamente, e outros produtos que são proibidos nos países centrais, possam ser largamente vendidos aqui?
Espero já que a gripe do porco fique como exemplo para todos e que a humanidade do século XXI adote medidas de uma nova fase racional, em que os recursos tecnológicos revertam com benefícios para a saúde de todos, como uma nova era de nossa sua história.
Leandro Tavares

Novas descobertas mudam a explicação acerca da extinção dos dinossauros

Até o presente momento, quando falamos no fim dos dinossauros, temos que mencionar o choque de um asteróide que ocorreu cerca de 65 milhões de anos atrás. A cratera deixada pelo impacto, batizada de Chicxulub, mede aproximadamente 180 quilômetros de diâmetro e foi descoberta em 1978 ao norte de Yucatán, no Golfo México. Assim que os especialistas descobriram traços do impacto logo abaixo da camada geológica correspondente ao período cretáceo-terciário, chamado período K-T, identificaram o local como o do possível choque responsável pela extinção em massa ocorrido neste período. A cratera deixada pelo impacto, batizada de Chicxulub, mede aproximadamente 180 quilômetros de diâmetro e foi descoberta em 1978 ao norte de Yucatán, no Golfo México.



Porém, tudo deverá ser revisto a partir de descobertas recentes na região de Yucatán no México demonstram que o acontecido foi, na verdade, há 300 mil anos antes, ou seja, muito antes. De acordo com Richard Lane, da Fundação Nacional de Ciência, NSF, dos EUA, essa teoria deverá ser revista, pois os dados coletados até agora mostram que a grande extinção pode não estar ligada ao impacto do asteróide.




O estudo também constatou que os sedimentos que separam os dois eventos têm características normais de sedimentação, com túneis criados por criaturas que habitam leito do oceano, erosão e transporte de sedimentos, mas nenhuma evidência de perturbação da estrutura sedimentar. Além disso, os cientistas também encontraram evidências de que o evento de Chicxulub não teve o impacto na biodiversidade como sugerido até agora.
Na localidade de El Penon, por exemplo, os pesquisadores encontraram 52 espécies presentes nos sedimentos abaixo da camada do impacto e contaram as mesmas 52 espécies nas camadas superiores. "Descobrimos que nenhuma espécie foi extinta como resultado do choque", disse Keller*.
No entender de Keller, a conclusão não deve provocar grandes surpresas. "Afinal, nenhuma outra extinção em massa está associada a um impacto, além disso, não se conhece nenhuma outra cratera gigante que pode ter provocado uma grande extinção".
Descartando a possibilidade do impacto de Chicxulub ter provocado a extinção dos dinossauros, Keller acredita que o evento tenha sido provocado por violentas erupções vulcânicas ocorridas em Deccan Traps, na Índia, que liberaram grandes quantidades de poeira e gases que bloquearam a luz e amplificaram significativamente o efeito estufa.
*Gerta Keller, da universidade de Princeton e seu colega Thierry Adatte, da universidade de Lausanne, na Suíça.

Toque de recolher


SÃO PAULO - Quatro anos após ser introduzido pela primeira vez em uma cidade no Estado de São Paulo, o toque de recolher para menores de 18 anos é apontado pelas autoridades como responsável pela redução de 80% dos atos infracionais e de 82% das reclamações do Conselho Tutelar, no município de Fernandópolis.
A medida, que proíbe a permanência de menores nas ruas após as 23 horas, foi imposta em maio de 2005 pelo juiz da Infância e da Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin, para reduzir a delinquência juvenil e evitar que os menores ficassem até tarde nas ruas consumindo bebidas alcoólicas e entorpecentes.
Levantamento divulgado pelo Juizado de Menores mostra que o índice de atos infracionais vem caindo ano a ano em Fernandópolis. Em 2005, foram 378 ocorrências, contra 329 em 2006; 290 em 2007; e apenas 74 no ano passado. Nos vários tipos de atos infracionais, a maior queda foi na incidência de furtos, que caíram 91% no período.
Em 2005, foram 123 ocorrências contra 82 em 2006, 59 em 2007 e apenas 11 em 2008. A redução também acompanha outras ocorrências, como porte de entorpecentes, de 17 casos para 8; lesão corporal, de 68 em 2005 para apenas 19 em 2008. Em 2005, 15 menores foram flagrados portando arma; em 2008, não houve registro.No conselho Tutelar, também houve redução das reclamações contra menores problemáticos e a gravidade das queixas diminuiu. Além de Fernandópolis, Ilha Solteira e Itapura mantêm o toque de recolher no Estado. Em Ilha Solteira, onde o toque completa uma semana nesta segunda, as blitzes feitas nas madrugadas de sábado e domingo apreenderam quatro meninas em situações de risco.

Penso que essa ação é relevante para reduzir índices de criminalidade e que poderia ser aplicada em todo o Brasil. Todos os problemas, como drogas, assassinatos..., tudo tem um custo para o Estado, e consequentemente para o cidadão brasileiro, em impostos. Mas essa questão divide opiniões, uma vez que interfere no quesito "família", na liberdade individual e no embate poder público X privado (sociedade).
E você, o que pensa sobre o assunto?
Leandro Tavares