quinta-feira, 18 de junho de 2009

Novo Enem

Quem está preparado para o vestibular tradicional, está pronto para o novo Enem?
Os estudantes que se prepararam para o vestibular tradicional não precisam se preocupar com o novo Enem

17.06.09

Em pronunciamento feito em rede nacional na noite desta segunda (15), o ministro da Educação, Fernando Haddad, "avisa" os estudantes "que se prepararam para o vestibular tradicional não precisam se preocupar [com o novo Enem, Exame Nacional do Ensino Médio]". Ele diz "você que está preparado para o vestibular está preparado para o novo Enem.E quem estava pronto para o velho Enem também está para o novo Enem."

Haddad foi à TV para divulgar a abertura das inscrições para a edição 2009 do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. Os interessados devem se inscrever pela internet no site do MEC. O prazo segue até o dia 17 de julho.

Campanha pelo novo Enem
Aproveitando a divulgação das inscrições ao exame, o ministro também discursou sobre o novo formato do exame, que dará acesso aos cursos de graduação de, pelo menos, 45 dentre as 59 universidades
federais em levantamento feito pelo UOL Educação.

"Você sabe que pelo processo tradicional, o estudante era obrigado a se inscrever em diversos vestibulares, cada um com um modelo específico, arcar com várias taxas de inscrição e deslocar-se pelo país, o que era estressante e pouco democrático. Agora isso vai mudar", disse o ministro.

Formato do exame
O novo Enem terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, distribuídos entre os dias 3 e 4 de outubro.

No primeiro dia de exame (3/10), haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.

No segundo dia (4/10), serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para a resolução dos exames.

Vírus da gripe suína


Imagem do vírus H1N1 da gripe suína

Segundo especialistas, vírus não passa facilmente de humano a humano.
Contato com porcos aumenta risco, mas consumo de carne suína é seguro.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) divulgou algumas informações sobre o vírus H1N1, a chamada gripe suína, que está causando preocupação no México e nos EUA. Há suspeita de que 60 mortes tenham ocorrido por conta dele no território mexicano.



A análise do vírus sugere que é ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviária e humana. Essa versão especificamente não havia sido vista antes pelos cientistas. Mas, felizmente, a conclusão inicial é a de que o vírus se espalha mais facilmente entre os porcos, e o contágio de humano para humano não é tão comum e simples quanto o da gripe comum.



A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contato com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína, assim como outros vírus e bactérias.



Os sintomas da gripe suína em humanos são similares àqueles da gripe convencional — febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.

Vacinas estão disponíveis aos porcos para a prevenção da gripe suína. Não há vacina para humanos, embora o CDC esteja formulando uma. A vacina contra a gripe convencional pode ajudar a prover proteção parcial contra o vírus suíno H3N2, mas não contra o H1N1, como o que está circulando agora.



Reservatório e misturador

Os porcos têm uma constituição que os permite serem infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados — como a cepa do H1N1 vista agora.



Esse vírus pode ser retransmitido dos porcos de volta para os humanos, que até podem se contaminar entre si, mas num processo bem mais difícil do que em uma gripe convencional.

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1097486-5602,00-ENTENDA+COMO+A+GRIPE+SUINA+SE+ESPALHA+ENTRE+HUMANOS.html

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Eleiçoes no Irã




15/06/2009 - 13h20
Em protesto com mais de 100 mil pessoas, opositor pede nova eleição no Irã
Publicidade
da Folha Online

Mais de 100 mil iranianos foram às ruas da capital Teerã nesta segunda-feira em um manifestação de apoio ao líder da oposição e candidato derrotado, Mir Hussein Mousavi, que pediu novas eleições após acusar o presidente reeleito, Mahmoud Ahmadinejad, de fraude eleitoral.

Mousavi participou da manifestação a bordo de um carro e cercado por seguranças. Ele se disse disposto a "participar novamente de uma eleição presidencial".

À frente da grande manifestação, estava ainda outro candidato reformista à Presidência do Irã, Mehdi Karubi. Ambos não apareciam em público desde o anúncio da vitória de Ahmadinejad e as acusações de fraude em uma eleição que levou 25 milhões --número recorde-- às urnas.

O anúncio da vitória de Ahmadinejad surpreendeu a oposição já que as pesquisas de intenção de voto apontavam uma disputa acirrada. Segundo o governo, o atual presidente obteve cerca de 63% dos votos --a acusação afirma que o resultado foi anunciado antes mesmo do fim da apuração.

Milhares de partidários de Mousavi se manifestaram pacificamente nesta segunda-feira no centro de Teerã, sob os olhares atentos das forças de segurança do governo de Ahmadinejad. A manifestação, promovida por Mousavi, desafia ordem do Ministério do Interior rejeitando protestos eleitorais.

Abedin Taherkernareh/Efe

Presidente Ahmadinejad comemora vitória sob críticas de fraude
Os manifestantes marcharam da praça Enqelab à praça Azadi, a alguns quilômetros de distância, gritando "morte ao ditador" e "os iranianos preferem a morte à humilhação", e expressando apoio a Mussavi.

Uma centena de policiais posicionados na praça Enqelab não intervieram, mas a rede de telefonia móvel foi cortada na zona do protesto.

Muitos manifestantes ostentavam camisetas ou faixas verdes, a cor de Mussavi, com a inscrição: "Onde está meu voto?".

"Esta não é a primeira vez que protesto", afirmou Mehdi, 40, expressando a esperança de que Mussavi "resista até o fim".

"Espero que a polícia e a milícia islâmica se comportem de maneira civilizada", disse Fahar, uma jovem estudante de 21 anos, depois dos violentos enfrentamentos do fim de semana passado entre manifestantes e forças de segurança.

A televisão estatal não mostrou uma única imagem da manifestação, e sequer a mencionou. As agências de notícias do país, tanto estatais como privadas, fizeram o mesmo.

Além disso, cerca de 200 parentes de manifestantes detidos após os tumultos de sábado passado (13) exigiram sua libertação diante do tribunal revolucionário de Teerã, antes de se dispersar pacificamente.

O presidente Ahmadinejad adiou para esta terça-feira uma viagem à Rússia prevista para hoje. Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia pediram ao Irã que investigue a eleição e lamentaram "o uso da força contra manifestantes pacíficos".

Vários quilômetros de ruas do centro de Teerã foram tomadas por pessoas que participam da manifestação, de acordo com uma testemunha ouvida pela agência Reuters.

"Se Ahmadinejad continuar como presidente, nós vamos protestar todos os dias", disseram os manifestantes. "Nós lutamos, nós morremos, não vamos aceitar essa votação fraudulenta", era outro grito de ordem das pessoas.

Quando um helicóptero da polícia sobrevoou o local, os participantes vaiaram. Ahmadinejad e o Ministério do Interior negaram que tenha havido fraude na votação.

Investigação

As manifestações da oposição levaram o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei a pedir uma investigação sobre as denúncias de fraude.

O porta-voz do Conselho dos Guardiães, Ali Kadjodai, confirmou nesta segunda-feira que, "a partir de amanhã", o órgão examinará as cartas em que dois dos candidatos à Presidência do Irã denunciam fraudes e falhas nas eleições de sexta-feira (12).

Segundo o Conselho, as cartas foram entregues ontem, e o processo de análise deve durar de "sete a dez dias".

"A lei permite aos candidatos um prazo de três dias para protestar. Portanto, os candidatos têm tempo até o fim do horário comercial de hoje para apresentar suas reclamações", disse Kadjodai, ouvido pela televisão local.

O porta-voz, no entanto, afirmou que o Conselho dos Guardiães só aceitará as queixas que estiverem bem documentadas e que possam ser processadas. "Por exemplo, um dos candidatos reclamou dos debates [na televisão], pelos quais não somos responsáveis. Porém, trataremos da questão das cédulas e da presença de representantes dos candidatos nos colégios eleitorais", acrescentou.

Apesar de ter pedido ao Conselho dos Guardiães que "examine minuciosamente" a carta com as denúncias de Mousavi, no sábado passado (13) o líder supremo deixou claro sua opinião. Em declarações públicas, Khamenei declarou seu apoio à vitória do atual presidente e pediu aos outros candidatos que aceitem o resultado.

O Irã agora aguarda a decisão das autoridades eleitorais sobre o resultado do pleito. Mas, desde a fundação da República Islâmica, há 30 anos, o poderoso Conselho dos Guardiães nunca tomou uma decisão de tal envergadura.

piadas

Todos os dia a professora chegava na sala de aula e dizia:
- Bom dia meus aluninhos…
Em seguida ouvia o coro:
- Bom dia professoraaaaêêêêê !!!!
E todos os dias a rotina se seguia: - Bom dia meus aluninhos
- Bom dia professoraaaaaêêêêê !!!!
Até que um dia a professora chegou: _ Bom dia meus aluninhos.
E o coro se seguiu:
- Bom dia professoraaaaaa !!!
Percebendo a diferença, a professora falou de novo:
- Bom dia meus aluninhos
E ouviu novamente
- Bom dia professoraaaaaa
Como percebeu que o Joãozinho havia faltado neste dia, combinou com os outros aluninhos que no dia seguinte, quando ela desse bom dia todos,ficariam calados.
Então no dia seguinte a professora chegou:
- Bom dia meus aluninhos.
E somente o Joãozinho:
- Vai se fudêêêêêê !!!

piadas

O mordomo português

O portuga foi trabalhar de mordomo.
Alguns dias depois, chegou pro patrão:
- Patrão! Patrão! Acorde depressa!
- Que foi? - perguntou ele, meio tonto com o sono ainda.
- Acorde, patrão! Tá na hora de tomar seu remédio pra dormir!

———————————————-

Comendo Goiaba

Um homem estava subindo em um poste quando outro estava passando e super curioso resolveu perguntar:
- O que o senhor está fazendo em cima desse poste?
- Quero comer goiaba!
- Mais isso não é um pé de goiaba, é um poste!
- Eu sei, a goiaba tá no meu bolso!

piadas

O que é Ladrão?

O garoto chega da escola e o pai pergunta:
— E aí, filho! O que aprendeu hoje?
— Aprendi o que é um ladrão…
E o pai, demonstrando interesse:
— É mesmo? E o que é um ladrão?
— Por exemplo — diz o garoto, copiando a fala da professora. — Se eu pego uma nota de cem reais do seu bolso, pai… O que eu sou?
E o pai responde:
— Um mágico!

————————————————

Recado da Professora

Joãozinho chega em casa e entrega para a mãe um bilhete com um recado da professora:
“D. Marta, o seu filho é um menino muito inteligente, mas tem um problema seríssimo: ele passa o tempo todo bolinando as garotas.”
A mãe então responde o recado na parte de baixo da folha:
“Dona Julieta, se a senhora encontrar uma solução para esse problema, por favor me diga qual é, pois tenho o mesmo problema com o pai dele!”

Enem

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira acaba de anunciar início das inscrições do Enem 2009. O período de inscrição vai até 17 de julho.