quarta-feira, 12 de agosto de 2009





12/08/2009 - 12h55
Secretaria de Saúde de São Paulo confirma 75 mortos por gripe suína no Estado
Publicidade
da Folha Online

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou nesta quarta-feira 75 mortes por gripe suína --a gripe A (H1N1)-- em todo o Estado. De acordo com o órgão, o balanço é relativo a todas as notificações de municípios feitas até a última segunda-feira (10). Com o dado, os óbitos causados pela doença sobem para 217 no país.

Leia a cobertura completa da gripe suína
SP tem 176 postos de distribuição de remédio; veja lista
Saiba quais são os sintomas da gripe suína

Apesar da confirmação, a secretaria não forneceu informações sobre os seis novos casos. No último balanço, divulgado na sexta-feira (7), o órgão apontava 69 mortes em decorrência da doença.

PUBLICIDADE

Hoje, mais quatro municípios de São Paulo -- Piracicaba, Votorantim, Americana e Itu, em São Paulo-- confirmaram seis mortes em decorrência da doença.

O Estado de São Paulo é o que tem mais mortes registrar em decorrência da doença, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 55 óbitos. Também registram mortes causadas pela nova gripe os Estados do Paraná (39), Rio (35), Santa Catarina (5), Minas (3), Paraíba (2), Pernambuco (1) e Bahia (1), além do Distrito Federal (1).

De acordo com balanço parcial do Ministério da Saúde, divulgado na terça (11), ao menos 192 pessoas morreram. Porém, com os dados mais recentes das secretarias estaduais de Saúde, o número no Brasil já chega a 217. Também já foram registrados 1.586 casos graves da gripe suína no país.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Bem, a mídia como sempre dirtorce as notícias, e o que eu ando lendo é que não há motivo para pânico, será? Se os números de infectados e de mortos são grandes, será que não devemos nos alarmar???
12/08/2009 - 17h23
Brasil receberá 18 milhões de doses de vacina contra a gripe suína até janeiro
Publicidade
da Agência Brasil

Até janeiro, 18 milhões de doses de vacina contra o vírus da gripe suína --influenza A (H1N1) devem chegar ao Brasil. Do total, um milhão já estará pronta para imunizar a população, conforme os critérios adotados pelo Ministério da Saúde, e as 17 milhões restantes serão finalizadas pelos pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo.

Veja o mapa da gripe suína no Brasil
SP tem 176 postos de distribuição de remédio; veja lista
Saiba quais são os sintomas da gripe suína

De acordo com o presidente da Fundação Instituto Butantan, Isaías Raw, a entidade tem capacidade para finalizar as vacinas francesas e ainda produzir as brasileiras. A estimativa é que 30 milhões de doses contra a influenza A sejam produzidas no Brasil até o ano que vem a partir da cepa do vírus que chegou terça-feira (11) da Inglaterra.

Na tarde desta quarta-feira, Raw disse que as vacinas brasileiras devem ficar prontas até o primeiro semestre de 2010. "Mas ainda não sabemos se esta quantidade atenderá 30 milhões de pessoas ou 15 [milhões] pois não temos conhecimento de quantas doses serão necessárias, uma ou duas", afirmou.

PUBLICIDADE

A vacina brasileira será produzida a partir dos dois tubos contendo a cepa do vírus que chegaram ontem da Inglaterra em um recipiente a menos de 80ºC e deverá ser testada em 500 jovens voluntários. Segundo Raw, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que 10% das vacinas produzidas sejam destinadas para países pobres.

O processo entre a fabricação da vacina e a imunização da população deve demorar, pois é necessário que seja feito um ensaio clínico que, por sua vez, depende da aprovação de uma comissão de ética e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo Raw, a Anvisa "está disposta a ser rápida no que lhe compete".

"Produzimos a vacina contra a gripe aviária e foi um sucesso. O mesmo acontecerá com esta nova gripe", disse o presidente, mesmo sem saber se a vacina será eficaz no próximo inverno, já que o vírus pode sofrer mutações. "Não sabemos se ele ficará mais forte ou mais fraco", ressaltou.

Raw explicou também que em quesito de vacinas o Brasil possui autonomia. "Não dependemos de ninguém para produzir vacinas."

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

fotos










Essas fotos revelam o talento da prima da minha namorada, a Bruna Pereira. O endereço do blog: http://www.flickr.com/photos/abrunapereira