segunda-feira, 30 de novembro de 2009



MEC: ensino médio teve 30 mil alunos a menos em 2009
30/11 - 19:49 - Agência Estado

O ensino em números:

O ensino médio em 2009 matriculou quase 30 mil alunos a menos do que no ano anterior. Apesar da diferença pequena mostrada pelo Censo da Educação Básica, divulgado hoje pelo Ministério da Educação (MEC), a queda, de 0,3%, preocupa, já que esse é o nível de ensino que mais deveria estar crescendo no País.

Apenas 50% dos jovens de 15 a 17 anos estão matriculados do 1º ao 3º ano. Por enquanto, apenas na zona rural - tradicionalmente negligenciada no número de escolas - o ensino médio cresce. Foram 9,4% mais alunos em 2009.

Nos dois últimos anos também não houve crescimento. No ano passado, foram 3,2 mil matrículas a menos. O mesmo fenômeno vem acontecendo desde 2005 no ensino fundamental. Nesse caso, o ministério credita o menor número de brasileiros na faixa etária de 7 a 14 anos à chamada correção de fluxo - menor repetência, o que levaria os estudantes a ficarem menos tempo retidos de 1ª a 8ª série. No entanto, esse número maior de jovens que consegue terminar o fundamental deveria ter passado para o ensino médio e os números não têm demonstrado isso.

"Se pode dizer que o ensino médio está crescendo mais lentamente que gostaríamos, mas está crescendo. Se olharmos os números da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) veremos que a cobertura vem aumentando", afirmou Reynaldo Fernandes, presidente do pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Censo.

Uma das hipóteses Inep é a migração para a educação profissional, uma das áreas que mais têm crescido. De 2008 a 2009, houve um aumento de 8,3% nas matrículas da educação profissional, ou 65,6 mil alunos a mais. No período anterior o crescimento havia sido ainda mais expressivo, de 14,7%.

Os números do censo 2009 só são positivos em duas áreas: além do profissional, cresceram também 8,3% as matrículas em creches. Em todas as demais áreas houve queda. A maior delas na matrícula de educação especial, com 21%. No entanto, essa é uma diferença explicada pela migração de estudantes de classes especiais para escolas regulares. Em 2007, 53% das crianças com necessidades especiais estavam matriculadas em escolas específicas. Em 2009 são apenas 39%.

Em termos de qualidade também podemos questionar se houve ou não avanço, é só analisarmos as péssimas condições de trabalho do educador, se já não bastasse seu vergonhoso salário.
E você, o que pensa sobre o assunto???

Pré conceito!!!!


Depois de muito tempo sem atualizar o blog, decidi organizar um tempo p postar algumas coisas interessantes.
Eu que sou fã do trabalho de Robin Williams fiquei indignado, leia:

30/11 - 18h40 - Os brasileiros que assistiram a entrevista de Robin Williams no programa de David Letterman (pelo YouTube), nesta segunda-feira, não gostaram nada do comentário do ator. Ele quis ser engraçadinho ao comentar a vitória do Rio como sede das Olimpíadas de 2016, e disse que Chicago, a concorrente, levou Oprah (Winfrey) e Michelle (Obama), enquanto a cidade maravilhosa mandou “50 strippers e meio quilo de pó”. “Não foi justo”, concluiu. Que tal?