quinta-feira, 27 de maio de 2010

TRE-RJ torna casal Garotinho inelegível por 3 anos




Prefeita de Campos, Rosinha Garotinho também teve seu mandato cassado. Ela e o marido, Anthony Garotinho, podem recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Valmir Moratelli, iG Rio de Janeiro | 27/05/2010 17:57


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou na tarde desta quinta-feira (27), por quatro votos a três, a prefeita de Campos, Rosângela Rosinha Garotinho (PR), tornando-a inelegível por três anos, a contar de 2008. Além de Rosinha, seu marido, o pré-candidato ao governo estadual pelo PR, Anthony Garotinho, e três comunicadores da rádio “O Diário” também ficam inelegíveis por três anos. Segundo informou a assessoria de imprensa do TRE-RJ, o casal foi acusado de abuso de poder político e econômico, beneficiados de práticas panfletárias de rádios e na mídia impressa em Campos, no Norte Fluminense. Rosinha foi governadora do Rio entre 2003 e 2007. Seu marido governou o Estado entre 1999 e 2002.

A votação foi apertada. Em uma primeira sessão, houve um empate, três votos contra e três a favor. Coube ao desembargador Nametala Jorge, presidente do TRE-RJ, desempatar.

Como Rosinha recebeu mais de 50% dos votos, o TRE-RJ convocou novas eleições. Mas o tribunal decidiu aguardar eventuais recursos e embargos, antes de divulgar o calendário eleitoral para as novas eleições.

O uso indevido de meios de comunicação aconteceu durante a campanha de 2008, quando Rosinha foi eleita prefeita da cidade. A decisão é passível de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso a prefeita recorra ao TSE, há efeito suspensivo. No caso de Anthony Garotinho, entretanto, apenas uma medida cautelar no TSE pode manter sua possível candidatura ao governo do Estado neste ano.

Procurado, Garotinho informou através de sua assessoria que ainda está analisando a decisão do TRE e avaliando junto aos seus advogados como deverá apresentar recurso ao TSE. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Campos dos Goytacazes disse que a prefeita ainda não se manifestou sobre o caso.

* Com informação da AE


Pois é, às vezes ao ler manchetes como essa me dá uma sensação de "vergonha" de ser campista. Pois o que se vê é um retrocesso da história, um tempo em quem mandava no Brasil era o poder dos coronéis.
O que justifica essa triste realidade é justamente a qualidade péssima da nossa educação, com professores mal remunerados, desmotivados e ainda sem recursos pedagógicos adequados a exercer sua árdua função. Soma-se a isso, uma elite social que coopta forças para a manutenção de seus caprichos expressos nos jornais locais, em suas disputadas colunas-sociais.
Felizmente me sobra a esperança de mudanças, talvez com a presença do grande capital, agora se instalando na construção do complexo do Açu. Seria também uma possibilidade interessante, os professores se mobilizarem a iniciar um processo de conscientização de seus alunos e população, para que paulatinamente, as coisas mudem de verdade. Uma última hipótese seria o armagedon, mas para isso, muitos filmes e previsões catastróficas de nossa mídia descartável, já estão incubidos de contar
.

Leandro Tavares.