sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TSE mantém cassação de Rosinha Garotinho

O Superior Tribunal de Eleitoral (STE) manteve por unanimidade, na noite de ontem, a negativa do ministro Marcelo Ribeiro para o pedido liminar feito por Rosinha Garotinho, ex-prefeita de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, para que ela voltasse ao cargo e tivesse a cassação suspensa.

A prefeita teve seu cargo cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Janeiro, em maio desse ano, por considerar que ela foi beneficiada por um grupo de comunicação da região composto de uma rádio e um jornal.

Rosinha e seu vice, Francisco Arthur de Oliveira, pediam que fosse suspensa, enquanto não houvesse o julgamento definitivo de recurso pelo TSE, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que determinou a inelegibilidade de ambos.

E o pior de tudo é que nossa cidade precisa, mal ou bem de um período de estabilidade política...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Charge da semana



E o salário ohhhhh...

Greve na Uenf

Carta da ADUENF para o Governador

Campos dos Goytacazes, 16 de Agosto de 2010.
Ao
Excelentíssimo Governador do Estado do Rio de Janeiro
Sr. Sergio de Oliveira Cabral
Palácio Guanabara
Av. Pinheiro Machado, S/N
Rio de Janeiro, RJ
Excelentíssimo Senhor Governador,
A Associação de Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (ADUENF) vem, ao longo dos últimos anos, buscando estabelecer um diálogo profícuo com Vossa Excelência assim como com outros órgãos do Executivo do seu Governo. Infelizmente, o pequeno diálogo realizado até o momento não promoveu qualquer avanço no tocante a uma das questões que hoje afligem todos os servidores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), ou seja, a recomposição das perdas salariais acumuladas apenas na última década.
O que mais tem chamado atenção em nossas inúmeras tentativas de negociação com Vossa Excelência é que constantemente temos sido rotulados de intransigentes e de que nosso pleito está totalmente fora da realidade. Pois bem, abaixo listamos todas as correspondências enviadas ao Palácio Laranjeiras e entre elas consta a solicitação de racionalização dos valores salariais entregue a Vossa Excelência há um bom tempo. A análise da seqüência destas correspondências não nos permite admitir este tipo de rótulo e mais, demonstra que nossos salários estão totalmente fora da realidade das universidades federais e mais, compromete negativamente o Projeto de Universidade realizado pelo saudoso professor Darcy Ribeiro. Como Vossa Excelência já deve ter conhecimento, Darcy Ribeiro idealizou a UENF composta por um corpo docente com 100% professores doutores atuando em regime de Dedicação Exclusiva. A UENF foi a primeira universidade brasileira a ser criada com este perfil, e a degradação salarial hoje existente não mais torna atrativa a vinda de jovens pesquisadores, e menos ainda de pesquisadores seniores. Neste sentido é importante, mais uma vez, ressaltar que a manutenção deste modelo de sucesso, e agora copiado para algumas instituições no Brasil, a exemplo da Universidade Federal do ABC, passa pela manutenção sine qua nonde seu modelo conceitual.
A seguir, listamos os documentos que foram enviados a Vossa Excelência, a saber:
1. Envio de diversas correspondências ao Exmo. Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Ciência e Tecnologia solicitando a abertura de negociações.
2. Entrega de abaixo-assinado Exmo. Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro contendo 160 assinaturas de docentes da UENF em apoio à reposição de 82% das perdas salariais. Este documento foi protocolado no Palácio Guanabara.
3. Participamos em quatro audiências publicas na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) onde foi apresentada a pauta de reivindicações dos professores da ADUENF.
4. Participação em duas rodadas de negociações na ALERJ em torno da extensão dos 22% de reposição aos docentes da UENF e da UERJ.
Estas duas últimas ações novamente têm sido usadas para rotular nossa associação negativamente, afirmando que nos aproximamos da oposição, e isto teria sido um equívoco de procedimento nas negociações junto ao Estado. No entanto, foi exatamente esta mesma comissão, que possibilitou a negociação dentro da ALERJ, que garantiu os recursos que estão sendo utilizados na construção do restaurante universitário, e para esta finalidade, com as mesmas pessoas, não houve qualquer tipo de associação negativa.
O fato é que, Exmo. Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro, este se apresenta como o momento de abrirmos uma linha de negociação, pois a comunidade universitária em assembléia geral das categorias, em face do que é amplamente percebido como sendo um total descaso do Vosso Governo, decretou Greve por Tempo Indeterminado a partir do dia 16 de agosto de 2010, data esta que marca o 17º aniversário da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Deste modo, solicitamos respeitosamente que Vossa Senhoria nos indique as autoridades de seu governo com as quais os sindicatos representativos da UENFdeverão se reunir para garantir que este movimento grevista seja o mais breve possível, mas que alcance soluções duradouras para os graves problemas salariais que já causaram (segundo dados da Reitoria da UENF) uma evasão de 20% dos docentes da instituição, atraídos por melhores condições salariais nas instituições federais de ensino superior. Neste sentido, informamos que o salário inicial de um professor doutor, de 40 horas, em regime dedicação exclusiva, é atualmente 33% superior nas universidades federais ao que é praticado na UENF, e deverá aumentar ainda mais até meados de 2011 graças a uma política sustentada de recuperação salarial adotada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Finalmente, o Comando de Greve da ADUENF vem convidá-lo a que aproveite o atual período eleitoral para que compareça ao campus Leonel Brizola para que possamos ouvir diretamente de Vossa Excelência quais são as propostas e planos que constam em Vossa plataforma de governo no tocante ao sistema estadual de ensino superior que expressa, em seu âmago, a política de desenvolvimento pretendida para o Estado do Rio de Janeiro. Acreditamos que esta seria uma excelente oportunidade para estabelecermos canais de diálogo que tornem desnecessários a quebra da normalidade institucional dentro da UENF, que também acreditamos ser um interesse comum de Vosso Governo e de todos os membros da comunidade universitária da instituição idealizada por Darcy Ribeiro, e que hoje já se transformou num importante instrumento para o desenvolvimento científico e tecnológico não apenas do estado do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil.
Sendo o que se apresenta para o momento, despedimo-nos no aguardo de Vossa pronta manifestação.
Atenciosamente,
Em nome do Comando de Greve
Prof. Marcos A. Pedlowski
Presidente

Li esse documento no blog UENFezando e fiquei perplexo como a sociedade não se mobiliza com uma causa de tamanha importância. Fico indignado com a realidade em que se encontra a educação como um todo em nosso Estado. Sou servidor público estadual e também como os docentes da UENF, venho com salário defasado ao longo dos anos. Vale lembrar que os rendimentos de um docente recém concursado está em torno de 600 reais, quer dizer, um pouco mais de um (1) salário mínimo. Sem contar no plano de cargo, INEXISTENTE, falta de incentivo à atualização, como cursos de pós graduação, mestrado, doutorado...
Só para concluir, enquanto ficarmos inertes, passivos, nenhum governo abraçará nossas reivindicações. A luta é uma só: para uma EDUCAÇÂO de qualidade, depende da valorização salarial de seus profissionais.
Leandro Tavares.

"Probremas" em de Campos II

Quero começar algo, como uma campanha, divulgando os buracos nas ruas de Campos dos Goytacazes, e conto com a participação de todos!

"Probremas" em de Campos

É incrível como nossa cidade carece de tudo- obras de saneamento básico (vale dizer que na minha rua não tem esgoto!!! Jóquei II), ruas sem calçamento, esburacadas, mal iluminadas, sem sinalização, fiscalização, segurança... infra-estrutura, e a lista vai embora. E agora ainda temos que tolerar a propaganda (poluição) política!
Todos os dias passam na frente de minha casa carros e mais carros de som com jingles horrorosos, sem nenhum pudor, descrevendo seu candidato, e enganando o povo (se é enganado ou se deixa enganar por conta de interesses próprios, mas aí é outro assunto...) E o pior, é que programa de governo, projeto, ninguém discute, só se ouve fulano fez e fará, sicrano irá aumentar o número de ambulâncias... coisas do tipo. Nessa época, dá vontade de pegar um ônibus espacial e ir para marte, vê se descubro vida por lá, pelo menos mais inteligente!
Enquanto isso, esqueceram os problemas que eram assuntos até pouco tempo, como os royalties que ninguém fala mais, o afastamento da nossa prefeita, os escândalo dos governos passados... as obras prometidas durante o período de campanha.
Essa realidade me lembra muito o filme "O quarto poder" em que John Travolta faz um vigia de um museu que ameaçado de ser demitido e ficar com sua família desamparada, decide tomar o prédio, crianças e a própria patroa como reféns. A mídia se diverte com tudo isso, e inicia o processo de manipulação da chamada "opinião pública", divulgando, editando, partes das entrevistas e montando uma versão que tem o final surpreendente.
Ora, num país, num estado, numa cidade onde têm uma significativa parte da população de semi-analfabetos, é muito fácil manipular, trocando voto, por um jogo de poder sujo, que mais lembra o período da República Velha, que antigos coronéis mandavam com seu poder do voto de cabresto. Nosso cenário lembra também a Idade Média, onde o poder era descentralizado, porém firmado pela força dos nobres e de uma Igreja poderosa.
Enfim, como educador tento passar para meus alunos um pouco de leitura e visão crítica, uma perspectiva de mudança lenta, paulatina, mas focada na esperança de mudanças.
Abração a todos.
Leandro Tavares.

Da série "pracas de Campos"