quarta-feira, 12 de agosto de 2009

12/08/2009 - 12h55
Secretaria de Saúde de São Paulo confirma 75 mortos por gripe suína no Estado
Publicidade
da Folha Online

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou nesta quarta-feira 75 mortes por gripe suína --a gripe A (H1N1)-- em todo o Estado. De acordo com o órgão, o balanço é relativo a todas as notificações de municípios feitas até a última segunda-feira (10). Com o dado, os óbitos causados pela doença sobem para 217 no país.

Leia a cobertura completa da gripe suína
SP tem 176 postos de distribuição de remédio; veja lista
Saiba quais são os sintomas da gripe suína

Apesar da confirmação, a secretaria não forneceu informações sobre os seis novos casos. No último balanço, divulgado na sexta-feira (7), o órgão apontava 69 mortes em decorrência da doença.

PUBLICIDADE

Hoje, mais quatro municípios de São Paulo -- Piracicaba, Votorantim, Americana e Itu, em São Paulo-- confirmaram seis mortes em decorrência da doença.

O Estado de São Paulo é o que tem mais mortes registrar em decorrência da doença, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 55 óbitos. Também registram mortes causadas pela nova gripe os Estados do Paraná (39), Rio (35), Santa Catarina (5), Minas (3), Paraíba (2), Pernambuco (1) e Bahia (1), além do Distrito Federal (1).

De acordo com balanço parcial do Ministério da Saúde, divulgado na terça (11), ao menos 192 pessoas morreram. Porém, com os dados mais recentes das secretarias estaduais de Saúde, o número no Brasil já chega a 217. Também já foram registrados 1.586 casos graves da gripe suína no país.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Bem, a mídia como sempre dirtorce as notícias, e o que eu ando lendo é que não há motivo para pânico, será? Se os números de infectados e de mortos são grandes, será que não devemos nos alarmar???

Nenhum comentário:

Postar um comentário