segunda-feira, 21 de junho de 2010

Quase metade dos brasileiros tem sobrepeso, segundo Ministério da Saúde Má alimentação e sedentarismo são os principais vilões do aumento

Quase a metade dos brasileiros tem sobrepeso e a porcentagem de obesos cresceu para 13,9% da população nos últimos anos, segundo um relatório divulgado hoje pelo Ministério da Saúde.

Desde 2006, a proporção de pessoas com sobrepeso subiu quase quatro pontos percentuais, para os 46,6% registrados em 2009, enquanto no mesmo período a quantidade de obesos aumentou 2,5%, acrescentou o relatório.

O estudo mostra que os homens têm mais quilos extras (51%) que as mulheres (42,3%) e, para ambos os sexos, o problema se agrava com a idade. A cidade com maior índice de obesos (17,7%) é o Rio de Janeiro.

Entre os motivos para o aumento do número de gordos estão o sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos industrializados e comidas pré-cozidas, segundo os autores do documento. A obesidade e o consumo excessivo de gorduras, açúcares e alimentos muito calóricos podem contribuir para o aumento do risco de diabetes e doenças cardíacas.

Uma pessoa é considerada como com sobrepeso quando seu índice de massa corporal (divisão do peso sobre o quadrado da altura) supera 25, enquanto obeso é quem alcança 30 no indicador.

A questão é que, com o aumento da nossa economia e do poder de compra do brasileiro, também tem a má alimentação, o desperdício, o consumismo dos supérfluos que acabam incluindo a nutrição. Parece que importamos todo o "american way life", e que nesse aspecto vai além da ideologia capitalista para uma questão de saúde pública. Devemos agora é refletir qual caminho tomar, senão teremos gastos absurdos de manutenção e recuperação da saúde de milhões de brasileiros que deverão aprender a fazer uma educação alimentar e pensar em seu futuro.
Beijos nas crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário