terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Manteiga quem diria, um novo método de medir a poluição. Eu não apostaria.

Um novo método para medir a poluição do ar e esse método é a análise da manteiga. Estudos promovidos pelo Greepeace e pela Universidade de Lancaster da Inglaterra mostraram que muitos dos POPs (poluentes orgânicos persistentes), como PCBs (bifenilas policloradas), dioxinas e alguns pesticidas, carregados pelo vento acabam caindo nos pastos que servem de alimento às vacas, responsáveis pelo ingrediente que compõe aproximadamente 80% da manteiga, o leite.è na gordura da vaca que os poluentes se acumulam e chegam em nossa mesa.
Kevin Jones, um dos envolvidos no estudo, afirma que os poluentes contidos no alimento não demonstram oferecer riscos à saúde, pois encontram-se em pequenas quantidades, e que as amostras de manteiga produzidas em diversas partes do mundo podem ajudar os ecologistas a encontrar os principais pontos expostos à emissão de POPs.


Nas análises feitas com manteigas de 23 países, os testes mostraram que nos Estados Unidos e na Europa os produtos comercializados tinha índices maiores de PCB, em quanto nos países do hemisfério norte esse índice era mais reduzido.


A quantidade de PCB encontrada nos alimentos variou de 110 a 3.330 picogramas por grama de manteiga (um picograma é a trilhonésima parte de um grama).A quantidade de PCB encontrada nos alimentos variou de 110 a 3.330 picogramas por grama de manteiga (um picograma é a trilhonésima parte de um grama).

Nenhum comentário:

Postar um comentário