sexta-feira, 1 de maio de 2009

Professor, se eu comer carne de porco posso contrair a gripe suína?

Depois do primeiro caso notificado da gripe suína, a mídia todos os dias nos metralha com informações e números de mais e mais casos de contaminação. Meus alunos não param de perguntar sobre o acontecimento e aparecem novas dúvidas. A fim de tentar respondê las, busquei algumas informações:

Um novo surto de gripe a infectar humanos no México e nos Estados Unidos pode ter matado mais de 100 pessoas no território mexicano, disseram nesta segunda-feira autoridades médicas internacionais.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) analisou amostras do vírus H1N1 de alguns pacientes norte-americanos, que já se recuperaram, e disse se tratar de uma mistura jamais vista entre vírus que atacam suínos, aves e humanos.

Veja abaixo alguns fatos do CDC sobre como a gripe suína se espalha entre humanos:

* O vírus da gripe suína tipicamente afeta porcos, não humanos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contato com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.
* Porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados.
* Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos. A transmissão entre humanos é mais difícil do que em uma gripe convencional.
* Os sintomas da gripe suína em humanos são similares àqueles da gripe convencional -- febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo. Este novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.
* Vacinas estão disponíveis aos porcos para a prevenção da gripe suína. Não há vacina para humanos, embora o CDC esteja formulando uma. A vacina contra a gripe convencional pode ajudar a prover proteção parcial contra o vírus suíno H3N2, mas não contra o H1N1, como o que está circulando agora.
* Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína, assim como outros vírus e bactérias.
Reuters

Repondendo a pergunta do título. Não, a gripe suína não pode ser transmitida através da ingestão de sua carne, se preparada de forma adequada.
Embora a OMS (Organização Mundial de Saúde) tenha aumentado o índice de cuidados e alerta acerca da importação de alimentos provenientes de países de risco (em desenvolvimento). É claro que isso implica outros interesses, sobretudo econômico.

Leandro Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário