quarta-feira, 27 de julho de 2011

O porquê do atraso econômico


Campos e seu histórico de corrupção

       Nessa última semana, tive uma conversa com um colega sobre o seguinte questionamento: "por que a nossa cidade só está se desenvolvendo a partir do grande capital? Dessa temática fomos devagando sobre seu passado histórico colonial, mão-de-obra escrava e principalmente a respeito de quem nos colonizou, os portugueses. O meu colega fez uma analogia com outras regiões que foram exploradas por outros povos e seu modelo, afirmando que isso foi determinante para o progresso de cada lugar. Para mim, é uma forma simplista de análise até porque existem outros pontos.
      Vou tentar elucidar alguns elementos. Primeiro, o modelo de exploração não muda muito em todo o Brasil, uma vez que se constituiu como uma colônia de exploração, servindo como braço de sua metrópole, a fim de levar todo tipo de riqueza para sua Pátria Mãe. É claro que ao longo do período colonial muitas coisas aconteceram contribuindo para a acumulação de riqueza tanto das elites metropolitanas quanto das elites coloniais. Esse ponto é importante ressaltar, porque os fatos contribuíram para que essas elites se articulassem para se fazer a manutenção de seu poder econômico e político.
       É dentro dessa conjuntura que Campos dos Goytacazes está inserida, com suas elites corruptas, usando do dinheiro público para o favorecimento próprio e pouca ou nenhuma melhoria para o desenvolvimento econômico da região e principalmente social. A visão que se tinha do público era para o favorecimento de poucos, para as festas, o luxo, a pompa, a ostentanção das elites, sinônimo de poder econômico/político.
      O tempo passou, mas boa parte dessa estrutura continua viva, numa das cidades mais ricas da América Latina, serve de caixa dois para o fortalecimento ecômico de um grupo político que define Campos dos Goytacazes como um "curral eleitoral", "que elege até poste",  progetando-o para um futuro cenário nacional.  As elites sociais da planície de hoje, aparecem nas colunas sociais dos jornais locais (que são patrocinados pelas elites políticas), desfilam pela cidade com carros importados, moram nos residenciais mais pomposos e se favorecem financeiramente da corrupção da prefeitura. No cenário político, a prefeita quase nada faz para investir no desenvolvimento econômico da cidade, e na parte social, fica devendo com um caos na educação, saúde... sem falar na falta de estrutura de suas ruas que mais se parecem com pistas de rally, pois os buracos e irregularidades predominam em seu plano.
Enfim, muitas questões explicam a realidade atual, porém o passado marca muito mais pelas permanências do que as mudanças, estas são progressivas, lentas, bem lentas...
Leandro Tavares.

Um comentário:

  1. Quando lançamos o movimento Muda Campos éramos um grupo ( a maioria de jovens idealista e sonhadores) que como relembrou Sergio Mendes em um artigo publicado hoje no Estou Procurando... nos unimos para derrubar os velhos coronéis. Passado 20 anos constatamos que na verdade o nosso representante foi se apresentando como apenas mais um coronel, do Muda Campos nada restou.É chegada a hora de uma mudança de verdade! Não podemos aceitar passivamente continuar vivendo sob o julgo de coroneis

    ResponderExcluir