sábado, 7 de maio de 2011

Querem obrigar igrejas a celebrar casamentos de gays


"O direito é público, a fé é privada. Nenhum homossexual quer casar em igreja"
Após o STF reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo, a bancada evangélica quer incluir na legislação um dispositivo para impedir que igrejas sejam obrigadas a celebrar cerimônias de casamento entre homossexuais. Para integrantes do movimento LGBT, a medida visa a tirar o foco da discussão sobre os direitos civis dos homossexuais.
O presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), diz que a proposta visa a evitar constrangimentos para a religião. Ele afirma que a intenção é evitar a existência de decisão judicial que obrigue a realização de cerimônia. "Seria bom tornar isso explícito para evitar que algum juiz preconceituoso, atendendo a alguma demanda específica, possa dar uma sentença impondo uma ação dessa a alguma igreja." As informações são do Estadão.
Campos afirmou que em Goiânia houve uma decisão liminar obrigando uma igreja evangélica a realizar casamento de pessoas que não seguiam a igreja e isso poderia acontecer também no caso de homossexuais. A frente presidida por Campos conta com 76 deputados e 3 senadores.
"Desespero." O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), homossexual, diz que a proposta quer desviar o foco da discussão sobre os direitos civis. "Isso é desespero para jogar a opinião pública contra o direito civil. O direito é público, a fé é privada. Nenhum homossexual quer casar em igreja", reiterou.
--------------------------------------------------------------------------
Não concordo com o deputado Jean, pois acredito que se der abertura, vão ter muitos casais gays que irão querer se casar dentro da igreja sim, e irão usar dos dispositivos das leis. Sendo assim, acho justa a discussão e principalmente, a banca evangélica se cercar de todos os lados para impedir.
Se me perguntarem se respeito os gays direi que sim, como
seres humanos, cidadãos, com direitos e deveres. Se me perguntarem se concordo, direi que não. E essa resposta é muito simples, Deus não aceita em nenhuma possibilidade de pessoas do mesmo sexo. Quanto a lei de direitos dos homossexuais, beleza, porém não pode haver imposição às igrejas e entidades aceitar essa união. Fico pensando no constrangimento que seria para um pastor ou padre sendo obrigado a celebrar um casamento gay. 
Direitos e deveres devem ser debatidos, até porque estamos num Estado democrático de direito, mas não pode e não deve nada ser imposto.
Leandro Tavares.

2 comentários:

  1. Querem obrigar igrejas a celebrar casamentos de gays

    CAdê?? Onde é que alguem quer obrigar as igrejas a algo??? eu não achei isso no texto.

    Se algum homossexual quiser casar é só ira na igreja anglicana ou comtemporanea que casa, alias faz melhor vira budista e acaba com esta porra de casamento

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, primeiro, assine sua postagem, do contrário, será moderado e não postado. Segundo, postei para que possa ser colocado da forma correta. Olha, presta atenção no dispositivo da lei, uma vez que os gays têm seus direitos garantidos por lei, pois são cidadãos iguais, eu disse iguais, não há necessidade de existir nenhuma lei para reforçar algo que já existe. Agora, fica implícito, e para quem sabe ler um pingo é letra, que irá chegar até a imposição às Igrejas, e isso é um absurdo, devido a nossa democracia. Eu por exemplo tenho o direito de não aceitar gays, embora respeitar, são coisas diferentes. Respeito, sem essa de homofobismo, respeito acima de tudo, de ambas as partes.
    Entendeu? Abração,
    Leandro Tavares.

    ResponderExcluir